fases da mulher

As três fases da mulher

Pode-se perceber a força transformadora do Feminino nas três fases pelas quais toda mulher passa. São mudanças existenciais, que mexem profundamente com a forma de ser, agir e encarar o mundo.

É fato que a puberdade, a maternidade e a menopausa são eventos transformadores na vida de uma mulher e, não por coincidência, todos eles estão ligados ao sangue, que por sua vez, está relacionado, desde a antiguidade, à essência da mulher, o símbolo maior do Feminino.

Assim vejamos, na puberdade o sangue chega pela primeira vez marcando de forma incontestável a transição da menina para a mulher. Já na maternidade, o sangue cessa na gestação e enquanto a mãe nutre seu filho com o leite que brota do seu peito. Por fim, na menopausa o sangue cessa definitivamente.

As fases da mulher: donzela, a mãe e a anciã.

Nas civilizações antigas, onde o culto à Deusa era predominante, estas três fases eram representadas pela Deusa Tríplice, que de acordo com a crença, simbolizavam a donzela, a mãe e a anciã, cada uma representando um estágio ou um momento no ciclo da vida.

Fase donzela

O termo donzela não deve, em hipótese nenhuma, ser levado ao pé da letra, no sentido literal, ou seja a mulher que é solteira e virgem. Não tem nada a ver com essa definição.

A saber, a fase donzela representa a mulher em estado de ebulição. Uma jovem que se sente confiante, segura dos seus potenciais e atrativos. A mulher na fase donzela quer experimentar sensações, desafiar conceitos, quebrar paradigmas. Ousar e inovar.

Na fase donzela a mulher se sente poderosa e não aceita compromissos ou obrigações que possam, sobretudo, vir a tirar a sua liberdade.

Fase mãe

A mãe é a mulher madura, a soberana, a leoa que protege a cria. Nesta fase a mulher é aquela que dá vida, aquela que acolhe, alimenta e acaricia seja o filho biológico, seja um projeto, um ideal.

Fertilidade, amor e doação são as palavras chaves da mulher na fase mãe. Sob o seu domínio tudo germina, cresce e frutifica; é a perfeita representação da mulher em sua tranquila plenitude.

A mãe está de tal forma segura de sua essência feminina que tudo nela transborda.

Fase anciã

Na fase anciã a mulher acumula a sabedoria desta e de outras vidas. Sua intuição está aguçada, o mundo perdeu seu véu e não há mais os instigantes mistérios que desafiaram sua compreensão.

A mais emocionante viagem que a mulher na fase anciã pode fazer, é para dentro de si mesma. Um lugar onde ela encontra as respostas para os seus medos e angústias. De repente, ela entende tudo tem um começo, um meio e um fim. E que o fim, é necessário para que haja um novo começo.

A anciã é a avó sábia e conselheira, a mulher das profecias inesperadas, aquela que perdeu o medo da morte porque sabe onde encontrar a ponte que permite a travessia entre os mundos.

As fases e os períodos.

Muito embora as fases representem os estágios da vida, elas também podem representar as oscilações periódicas, por exemplo, em momentos cheios de energia e de planos, podemos dizer que estamos na fase donzela, nos momentos de conceber, criar e manter estamos na fase mãe. E, finalmente, nos momentos de término, de mudança, de fim de ciclo, estamos na fase anciã.

Por que é importante conhecer as fases da mulher?

Antes de mais nada, porque é um instrumento de autoconhecimento. Quanto mais se entende como funciona o complexo universo feminino, mais entendemos nossas reações em determinadas circunstâncias ou períodos da vida. Percebemos que é mais do que normal estar mais recolhida e introspectiva nos finais, seja de um relacionamento, seja no luto, seja de um projeto. Porém, o que a fase anciã no mostra é que é preciso buscar no recolhimento a sabedoria interna, que nos é inata, para lidar com estas questões.

Também é importante saber para valorizar os aspectos intrínsecos do Feminino. Eu mesma fui uma pessoa que sempre detestou estar menstruada. Sofria com cólicas terríveis e TPMs horrorosas. Me incomodava o odor do sangue e me sentia “suja” o tempo todo. Se eu soubesse o que sei hoje, é provável que eu tivesse um outro olhar para os meus ciclos menstruais, me sentisse mais feminina ao invés de incomodada. Com toda certeza eu teria respeitado mais o meu corpo e tirado o máximo proveito de todas as fases.

E você, já se situou em alguma fase?

Saiba mais sobre a mulher e seus ciclos:

https://www.personare.com.br/a-mulher-e-seus-ciclos-m24431

Veja também:

https://lotusrosa.com.br/fases-da-lua-e-mulheres-de-fases-entenda-a-relacao/