holismo na beleza

Beleza Holística

Em primeiro lugar, antes de começarmos a falar sobre beleza holística é importante entendermos qual o significado de holismo.

Holismo vem da palavra holos do grego clássico e significa inteiro, completo, global, o todo.

Portanto, holismo é uma forma de se ver a si mesmo, ao mundo e a todos os seres de uma maneira íntegra, como um todo. Onde cada parte está interligada formando uma estrutura única, completa e complexa.

Falando em complexidade, o ser humano, certamente, está longe de ser um ser simples. Além do corpo físico, do qual temos total consciência, existem também os corpos sutis, denominados como: duplo etérico, corpo astral, mental inferior, mental superior, buddhi e atma.

De uma maneira bastante simplificada, podemos afirmar que o corpo físico é o que nos sustenta na vida material. Em outras palavras, é a matéria e tudo o que faz parte dela: sangue, ossos, órgãos, músculos, etc.

Já os corpos sutis são aqueles relacionados à mente, às energias e ao espírito. O duplo etérico está relacionado com a nossa energia, representada pelos chakras. O corpo astral podemos resumir como sendo a nossa alma. O corpo mental inferior é a nossa mente, já o mental superior representa o subconsciente.

O buddhi, mais distante dos demais, podemos classificar como a nossa sabedoria interna, as respostas que temos dentro de nós mesmos, em síntese, o ponto alto da iluminação. Por último, o atma é o ponto de conexão com o Divino, com o sagrado. É, a energia pura e, portanto, o corpo que está mais distante e aquele que coordena todos os demais.

Definitivamente, este é um assunto que envolve muitos conceitos e crenças e que por isso mesmo merece ser estudado com mais cuidado. Para quem deseja se aprofundar no entendimento de como somos sugiro a leitura dos sete corpos espirituais.

O despertar da beleza holística.

Voltando agora ao tema beleza holística, depois que alguns conceitos foram expostos, é possível entender que a verdadeira beleza está relacionada com a harmonia e o equilíbrio de todos os corpos que nos formam.

Sendo assim, a aplicação da filosofia da beleza holística em nossa vida passa obrigatoriamente pelo autoconhecimento e pelo autocuidado.

Aliás, autoconhecimento e autocuidado são temas recorrentes aqui no site, porém, todas as vezes em que abordamos estes temas por aqui o fizemos em relação ao equilíbrio mental e espiritual. Nos próximos posts vamos relacioná-los também à beleza.

A beleza, como muitos dizem, vem de dentro para fora. Quando entendemos o conceito de beleza holística, esta afirmação passa a ser muito verdadeira. Pois, mesmo quando tratamos do corpo físico, a beleza está muito mais relacionada com o que colocamos para dentro do que propriamente com procedimentos estéticos.

Do mesmo modo quando o assunto é skincare, há de se ter uma preocupação com a qualidade e a origem dos produtos que usamos na nossa pele. Sempre que for possível, a opção deve ser por produtos livres de química, de preferência vegana, que não agridem o meio ambiente e não testados em animais.

Do contrário, a ideia de holismo estaria prejudicado pois, não tem como ser holístico agredindo o meio ambiente e maltratando os animais. Tudo precisa estar em harmonia.

Sobre os corpos energéticos, mentais e espirituais, mais sutis e abstratos, o autocuidado passa acima de tudo pela fé, pela meditação, pela respiração e pela busca pelo equilíbrio.

Não existe uma receita. Cada pessoa é única e às vezes o que funciona para um não funciona para o outro. Faz parte do autoconhecimento descobrir o que orna com você.

Nos próximos posts falaremos mais sobre o assunto. Aguarde.

Enquanto isso, você pode ler ou reler alguns posts sobre os caminhos para o bem estar.

https://lotusrosa.com.br/equilibrio-emocional/

https://lotusrosa.com.br/reiki-a-energia-divina-nas-palmas-das-maos/

https://lotusrosa.com.br/meditar-para-se-encontrar/