Cansaço. Mulher descansando na rede

Cansaço. Conheça as 5 afirmações que são verdadeiras armadilhas para o nosso bem estar.

Cansaço parece ser a palavra da moda. Principalmente para nós, mulheres.

Cansaço físico, cansaço mental. Tem para todos os gostos.

Faz tempo que estamos cansadas, são muitas as atribuições de uma mulher. Nem vale a pena ficar enumerando pois, muito já foi dito sobre a nossa sobrecarga de trabalho nas múltiplas funções que exercermos.

Mas então o que fazer? Com certeza não vamos abandonar nossas casas, nossos companheiros, nossos filhos e o nosso trabalho, Sim, não há a menor hipótese de sairmos correndo, deixando tudo para trás.

Embora essa vontade bata pelo menos umas três vezes na semana.

Então, recapitulando, o trabalho é necessário e queremos progredir numa carreira; o companheiro passou pelo teste nada científico onde avaliamos se seguir a vida é melhor com ou sem ele, duvido que alguma mulher não tenho se feito essa pergunta algum dia; filhos, não dá para devolver e são para toda a vida. A casa, bem, por mais que as tarefas estejam sendo divididas com os homens, homem é homem e tem seu jeito bem peculiar de limpar e arrumar que, com certeza, não chega nem perto do nosso padrão de qualidade. Enfim, é o que temos para hoje.

A primeira vista parece que o nosso caso de cansaço extremo não tem solução, não é mesmo?

Felizmente, a solução existe e ela depende única e exclusivamente de nós mesmas. Depende de mudarmos a forma de como lidamos com os afazeres e com a pressão. E, principalmente, de como impomos a nós mesmas uma cobrança feroz.

Em primeiro lugar, precisamos analisar e reconsiderar algumas afirmações que fazemos a nós mesmas e ao outros, batendo no peito, cheias de orgulho. À primeira vista todas estas afirmações são positivas, mas na realidade elas são armadilhas que nos aprisionam e nos exaurem.

Como anular as afirmações que nos sabotam?

Afirmação 1 : Faço várias coisas ao mesmo tempo!

Para que? Pense qual a vantagem de fazer três coisas simultaneamente, isso só vai aumentar o seu cansaço. Faça uma coisa por vez, com foco e atenção total no que está fazendo. Com certeza isso vai diminuir o seu estresse e a chance de erros e acidentes. Os homens sempre fizeram uma coisa só de cada vez e nem por isso se deram mal.

Afirmação 2 : Se eu não tomar a frente a coisa não sai!

É impressionante como mulher se orgulha dessa frase, o resultado é sobrecarga de trabalho e mais cansaço. Pare de achar que as coisas precisam acontecer no seu tempo e do seu jeito. Delegue mais e aprenda a não se estressar se não sair do jeitinho que você faria. Comece a questionar que diferença isso vai fazer daqui um ano. Com certeza, para 99,9% das coisas, nenhuma diferença.

Afirmação 3 : Não tenho tempo nem de ir ao banheiro!

Mentira! Ninguém é tão importante assim. Aprenda a ouvir o seu corpo e tire pequenas pausas ao longo do dia. Podem ser pequenos intervalos de quinze minutos . Nada de catastrófico vai acontecer nesse período, acredite em mim. Com toda certeza essas pequenas pausas farão um bem enorme para você, diminuindo o cansaço, e ainda aumentarão a sua produtividade. Veja algumas dicas de pausa no link abaixo: https://www.danonenutricia.com.br/adultos/bem-estar/hora-pausa-como-relaxar-poucos-minutos

Afirmação 4 : Não consigo falar não!

Pois é bom você começar a aprender. Quem não consegue dizer não para as outras pessoas frequentemente está sobrecarregada. Infelizmente muitas pessoas transferem suas responsabilidades para ou outros na maior na cara de pau e se você é dessas que não fala não, com certeza está fazendo o trabalho de alguém. O que é apenas uma favorzinho para o outro pode significar uma sobrecarga enorme para você, gerando ainda mais cansaço.

Afirmação 5 : Não fujo das minhas responsabilidades!

Parabéns!! Isso é sinal de caráter. Apenas avalie se a responsabilidade que você está assumindo é sua mesmo. O que não falta neste mundo são pessoas loucas para jogar suas responsabilidades no colo dos outros e para isso usam de todos os artifícios, desde a chantagem emocional até a bajulação. Se você é daquelas que pensa que para você é mais fácil do que para o outro, danou-se. Faça uma lista de suas responsabilidades atuais e friamente analise quais delas são realmente suas.

Concluindo, não espere ninguém se compadecer da sua carga excessiva de trabalho ou do seu cansaço físico e mental. Isso não vai acontecer.

Contudo, depende exclusivamente de você avaliar a sua situação e impor limites. No começo vai ser difícil mas, tudo é treino. Pode ser que você receba críticas dos seus colegas de trabalho, dos amigos e familiares, eles vão estranhar essa nova mulher, que se prioriza. No entanto, logo eles se acostumam.

Boa sorte!

Leia também:

https://lotusrosa.com.br/hakuna-matata-o-dificil-equilibrio-entre-a-responsabilidade-e-a-despreocupacao/