ciclo menstrual -conheça

Ciclo menstrual. Aprenda a se conhecer.

O ciclo menstrual é uma boa maneira de se conhecer e descobrir como tirar o melhor de cada fase.

Mulheres menstruam em média por 40 anos. Portanto, conhecer o ciclo menstrual é uma excelente forma de nos conhecermos pois ele nos influencia a nível físico, emocional e mental.

Assim como a Lua e toda a natureza, nós mulheres, somos cíclicas o que na prática quer dizer que repetidamente nos sentimos diferentes ao longo do mês. Leia o post sobre Fases da Lua e Mulheres de Fase.

Nesse sentido, ter consciência das transformações que o nosso corpo sofre em cada fase nos permite tirar o melhor proveito de cada uma delas.

O ciclo completo dura em média 28 dias e se compõe de 4 fases, o sangramento é apenas uma delas. Em cada fase há produção de diferentes hormônios e neurotransmissores.

Dentre os hormônios produzidos a progesterona e o estrógeno são os mais importantes.

As fases do ciclo menstrual.

Antes de mais nada, vamos esclarecer que o ciclo menstrual começa com o primeiro dia da menstruação e acaba quando a menstruação seguinte se inicia.

Fase 1 – Menstruação

Marca o início do ciclo menstrual e se caracteriza pelo período de sangramento. É a fase em que o sangue e o tecido que revestem o interior do útero se desprendem e são eliminados pela vagina. Em média essa fase dura de cinco a seis dias.

Este não é o momento de agir. O corpo está fazendo um grande esforço metabólico e precisamos repousar e ficar tranquilas. É óbvio que não podemos abrir mão de todos os compromissos para ficar na cama, mas dentro do possível faça escolhas que lhe permitam ficar boa parte o tempo sossegada. Esta fase nos convida ao recolhimento.

Fase 2 – Folicular

Ao mesmo tempo em que a menstruação começa a acontecer no útero, nos ovários acontece a fase folicular. Nesta fase os ovários trabalham para preparar o óvulo que será liberado na ovulação.

Quando o sangramento cessa, o útero já começa a produzir um tecido interno mais espesso para substituir aquele que se descamou durante a menstruação. A saber, essa etapa conta com forte atuação de estrogênio.

Essa atividade é conhecida como etapa proliferativa, ou seja, é quando o endométrio se prolifera se preparando para receber o óvulo caso ocorra a fecundação.

Nesta fase, sobretudo graças ao estrogênio, nos sentimos melhor. Aumenta o desejo sexual e a sensação de bem estar. Ficamos mais energéticas e otimistas. Sem contar que dormimos melhor e a nossa pele fica mais bonita e saudável. Ansiamos por mudanças. Ficamos criativas.

Esta fase dura em média de 13 a 15 dias.

Fase 3 – Ovulação

A ovulação é a liberação do óvulo pelo ovário. Isso acontece mais ou menos na metade do ciclo menstrual. É a fase fértil, em outras palavras, é quando a mulher pode engravidar se tiver relações sexuais.

Todavia, o corpo dá sinais que isto está acontecendo, a temperatura corporal aumenta; ocorre secreção vaginal transparente e consistente, como uma clara de ovo; dor no baixo ventre e libido aumentada, ou seja, o desejo sexual está nas alturas,

Nos sentimos bonitas e gostosas, nossa autoestima aumenta. Queremos estar com pessoas, afinal, a natureza está chamando.

Fase 4 – Lútea

Esta fase se caracteriza entre a ovulação e a próxima menstruação e dura em média de 9 a 16 dias. Nesse momento, quando a ovulação acontece, o folículo que continha o óvulo se transforma numa estrutura chamada corpo lúteo.

O corpo lúteo é o responsável pela produção de progesterona que vai sustentar o início da gravidez, ou seja, a progesterona começa a dominar.

E o que isso significa?

No corpo, sensibilidade nos seios, sensação de inchaço, dores de cabeça.

No emocional, irritabilidade e conflito. Nos apegamos ao que nos incomoda. Ficamos irritadas, choronas, pensativas e intuitivas.

Além disso, expressamos de forma totalmente emotiva o que nos preocupa. Ficamos mais dorminhocas. Entretanto, também ficamos mais conectadas com o nosso saber interior.

Em suma, é o inferno da tensão pré-menstrual. Sem a fecundação, por volta do décimo dia após a ovulação, o corpo lúteo começa e se dissolver, diminuem os hormônios, a menstruação acontece novamente dando início ao novo ciclo.

Como potencializar cada fase?

Apesar de sermos diferentes umas das outras já que cada corpo é único, ainda assim podemos seguir algumas estratégias para tirar o melhor proveito de cada fase.

Assim, podemos fazer da fase pré-ovulatória um período de reflexão e decisão. Já, a ovulação pode ser um bom momento para agir e nos expressarmos sem reservas. Na fase pré-menstrual podemos aproveitar para nos conectarmos com o que gostamos, assim como exercitar o autocontrole.

Por último, a fase menstrual é um bom momento para desacelerar e respeitar o próprio ritmo.

É claro que vivemos num mundo agitado onde, na maioria das vezes, não temos total controle sobre nossa agenda e responsabilidades. No entanto, o fato de nos conhecermos permite que tomemos as melhores decisões dentro do possível.

Para ajudar a identificar em qual momento do ciclo menstrual que estamos, deixo aqui um link que oferece gratuitamente um calendário a partir da última menstruação.

Finalmente,

são vários os caminhos que nos levam ao autoconhecimento. Tais caminhos podem ser através do nosso corpo, incluindo os ciclos menstruais e de tantos outros de que venho falando aqui no Lótus Rosa. Vamos começar?

Ref.: Psicolgia y Mente | Médico Responde.