Deusas da mitologia grega

Mulher Deusa

Toda mulher é uma deusa. Essa afirmação, pelo menos do ponto de vista dos terapeutas junguianos Jennifer e Roger Woolger, autores do livro a Deusa Interior, é cem por cento verdadeira. Toda mulher tem dentro de si as características de seis das principais deusas da mitologia grega, entretanto, dificilmente elas estão em perfeito equilíbrio, ou seja, é comum que uma ou duas sejam dominantes.

Assim, conheça o perfil de cada deusa e veja se você se identifica não apenas com uma, como também com várias delas.

Atena

A Deusa Guerreira

A mulher Atena é extrovertida, prática e inteligente. Sua energia é mental e o mundo é a sua casa. É fácil encontrá-la ocupando posições de destaque em empresas, produzindo filmes, entrevistando personalidades na televisão, lutando por questões sociais. Normalmente os homens se sentem intimidados com sua independência e intelectualidade. Mas, quando eles conquistam o seu respeito ganham uma companheira leal, uma grande amiga e uma fonte generosa de inspiração. No entanto, a domesticidade e a maternidade são para ela um forte contraste ao desejo de independência financeira e progresso profissional. Por conseguinte, pode-se afirmar que carreira e maternidade são para a mulher Atena um constante conflito.

Ártemis

A Deusa Caçadora

A mulher Ártemis parece não se encaixar muito bem no mundo moderno, o ritmo acelerado das cidades e seus valores de ascensão social a fazem parecer tímida e reservada. Por outro lado, é em contato com a natureza que toda a sua vitalidade se revela. A mulher Ártemis tem um corpo ágil e atlético, ela gosta de correr, caminhar, praticar esportes, cuidar de animais, velejar, cavalgar… enfim tudo que a mantenha ao ar livre e em agitação. Suas roupas são práticas e informais, existindo uma forte tendência em repudiar tudo o que lhe parece exageradamente feminino.  Dessa forma, a relação com homens tem que ser de igual para igual, compartilhando com eles tarefas rústicas e pesadas. Talvez, provavelmente pelo seu espirito de liberdade,  o papel convencional de esposa, mãe ou profissional parecem sufocá-la.  A mulher Ártemis ama a lua e seus ciclos.

Afrodite

A Deusa da Beleza

A mulher Afrodite aprecia a sexualidade e a beleza como qualidades sagradas. Por ser amante do luxo e do glamour, é muito mais fácil encontrá-la à beira de uma piscina elegante do que às margens de um lago nas montanhas. Relacionamento são fundamentais para a mulher Afrodite e eles precisam ser intensos e verdadeiros, sejam eles relacionamentos amorosos, sociais, físicos ou espirituais. Ao contrário do que possa parecer, ela não está interessada em casamentos formais,  porque acima de tudo, ela não quer criar raízes, a vida para a mulher Afrodite é uma aventura, de preferência com final romântico. Acima de tudo, ela busca um homem sensual, ativo e desimpedido; de preferência sofisticado, bem instruído e armado com um cartão de crédito. Quando tiver filhos será uma mãe afetuosa, generosa e pouco convencional.

Hera

A Deusa do Poder

A mulher Hera se destaca numa multidão. Ela exala autoconfiança, tem perfeito domínio de si própria e, quase sempre, dos demais. Muitas vezes interpretada como esnobe ou prepotente ela valoriza a aristocracia e o poder, independente da classe social que tenha nascido. Em suma, sua ânsia de mandar parece ser inata.  Tanto que ela busca no casamento com homens bem-sucedidos  o poder que tanto almeja, assim como uma casa confortável, segurança, um lugar de respeito na sociedade. A mulher Hera é inteligente e sabe liderar, costuma ser uma mãe exigente, às vezes, implacável, visto que, para ela, os sucessos dos filhos ratificam a sua competência.

Perséfone

A Deusa Mística

É possível que uma mulher  Perséfone não impressione logo no primeiro encontro. Entretanto,  o seu lado misterioso traz para si uma grande sensualidade, despertando o interesse dos homens. Há um quê de etéreo nela, como se o seu corpo estivesse presente, mas seu espírito vagasse pelos mistérios do desconhecido. A mulher Perséfone é reservada e às vezes até reclusa, para ela permanecer em meios às pessoas e a agitação lhe provoca um grande desgaste psíquico, fazendo com que muitas vezes ela se retire do cenário social e viva à margem da sociedade.  Em suma, esta mulher precisa de muito tempo sozinha, levando a cabo seus projetos secretos, suas reflexões e sua comunhão com o mundo invisível. Mística, sensível e mediúnica a mulher Perséfone vive perfeitamente bem em sua própria companhia.

Deméter

A Deusa Mãe

Sem dúvida, é impossível confundir uma mulher Deméter. Primeiramente porque ela é aquela rodeada de crianças, aquela em que os bebês parecem se agarrar, é aquela que faz o pão com manteiga, o café com leite, o bolo de fubá. Certamente ela é aquela que faz curativos em joelhos ralados, aquela que sabe onde estão as coisas, aquela que adora cozinhar e que parece ter uma energia inesgotável para se doar. A mulher Deméter é a mãe dedicada e instintiva que cuida, nutre e acalenta. E, com certeza,  não há outra coisa que ela queira fazer na vida, para ela não interessa comprar vestidos, passear sozinha, ler jornais ou ocupar qualquer tipo de cargo. Em resumo, sua maior satisfação é cuidar dos filhos, do marido ou de quem quer que esteja precisando de cuidados.

Faça o teste desenvolvido pelos  autores e saiba qual deusa domina suas decisões, emoções e, principalmente, reações.