equilíbrio

Equilíbrio emocional.

A natureza é a chave para o equilíbrio. Seja no seu sentido mais amplo, como no equilíbrio do planeta, por exemplo, seja no sentido particular, que se reflete no seu equilíbrio emocional.

De antemão, posso assegurar que são vários os recursos disponíveis. Desde as ervas medicinais e os sais minerais, como já detalhados em outros posts, até os 4 elementos.

A busca pelo equilíbrio deve ser constante, afinal, como nos ensinou Sidarta Gautama, o Buda, o melhor caminho é sempre o do meio. Sem excesso e sem falta. Sem apego e sem aversão.

Sempre que buscamos pelo equilíbrio conquistamos mais clareza. Isso nos permite avaliar corretamente os problemas e enxergar as soluções. Em outras palavras, nos dá a calma para agir no momento certo.

Da mesma forma que utilizamos banhos e chás para conquistar um estado de harmonia é possível usarmos, de forma mais sugestiva, o ar, a terra, o fogo e a água.

Os exercícios que se utilizam dos 4 elementos para obter o equilíbrio demandam, sobretudo, visualização e concentração. Eles foram extraídos do livro Círculos Sagrados para Mulheres Contemporâneas de Mirela Faur.

Elemento Ar.

Comece por avaliar o seu “ar interior”, ou seja, o que passa pela sua mente. Observe se é agitação, falta de concentração, falta de clareza. Ou ainda, excesso de ideias, como se uma voz falasse na sua cabeça o tempo todo, dando palpites e mandando você fazer coisas.

Apenas observe, sem críticas ou julgamentos.

Reserve um tempo para si mesma. Fique sozinha e em silêncio. Sente-se confortavelmente e foque na sua respiração. Inspire e se concentre no desejo de encontrar o equilíbrio. Expire os problemas que te afligem.

Assim, relaxada e concentrada imagine o ar entrando pelas suas narinas, limpo, brilhante, energizado e depois saindo pela sua boca, denso e pesado, levando embora tudo o que não é bom.

O chakra relacionado a este elemento é o cardíaco, localizado no centro do peito é responsável pela conexão entre o chakras inferiores, mais materiais, e os superiores, mais espirituais.

Elemento Fogo.

O fogo é responsável pela nossa vontade.

A deficiência deste elemento nos leva a falta de motivação, de coragem, de criatividade e também à baixa energia vital.

Ao contrário, o excesso causa irritação, estresse, agressividade, raiva, violência e ao mau uso da energia sexual.

Assim como no exercício anterior, isole-se e se concentre em analisar como anda seu humor nos últimos dias. De novo, apenas observe, sem críticas, julgamentos ou justificativas.

E então, dê início a respiração consciente. Inspire paz e serenidade e expire angústias e aflições.

Em seguida, visualize imagens positivas do fogo, como por exemplo a chama de uma vela de oração, uma lareira, uma fogueira com pessoas reunidas ao redor dela, ou ainda os raios solares. Agora imagine que essa luz dourada envolve todo o seu corpo, penetrando no seu interior através do seu chakra umbilical ou plexo solar.

Essa luz percorre cada canto do seu corpo aquecendo-o e estimulando a força de vontade, ajudando você a se libertar dos padrões negativos que te impedem de adotar novos hábitos e, por conseguinte, melhorar a sua autoestima e a sua confiança.

Elemento Água.

O elemento água está relacionado às questões emocionais, às doenças psicossomáticas, assim como aos distúrbios de comportamento.

Nesse sentido, quando em desequilíbrio, a “água pessoal” é responsável por mágoas, tristezas, depressão, medos e até ao uso de substâncias tóxicas.

Assim como nos exercícios anteriores, busque um refúgio onde possa ficar em paz e em silêncio por alguns instantes e avalie, sinceramente, seu estado emocional. Se preferir anote num papel os motivos pelos quais você está se sentindo dessa forma.

Em seguida, mentalize você nadando em águas límpidas, tomando banho numa cachoeira, correndo livre e feliz debaixo de uma chuva de verão, flutuando na espuma branca de uma onda.

Visualize a água levando embora todas as emoções negativas e deixando uma sensação de pureza e bem estar.

O elemento água está relacionado ao chakra sacro relacionados ao prazer, aos sentimentos e sensações.

Elemento Terra.

O elemento terra está relacionado ao que há de mais básico e primitivo em nossa existência.

Quando em desequilíbrio, ele afeta tudo o que está ligado ao seu corpo. Por exemplo, alimentação errada ou em excesso, compulsões, dependências, consumo de álcool, drogas e fumo, falta de exercício.

Para equilibrar este elemento, que corresponde ao primeiro chakra, localizado na base da coluna e associado à sobrevivência é preciso, primeiramente, questionar-se sobre suas escolhas.

A principal pergunta a ser feita é, como eu cuido do meu corpo? Seja sincera.

Avaliação feita, como das outras vezes, fique só e em silêncio. Posicione-se em pé, com as pernas afastadas na largura do quadril. Descalça, firme bem os pés no chão sentido os apoios, encaixe o quadril, mantenha os braços ao longo do corpo, firmes, com os dedos apontando para baixo.

Deve haver tensão em todo o corpo. Não é hora de relaxar a musculatura. Feche os olhos.

Agora, mentalize que da planta dos seus pés crescem raízes que atravessam o piso e vão crescendo em direção ao centro da Terra. Cada vez elas estão mais grossas e fortes.

Por último, visualize a seiva da vida subindo por essas raízes, atravessando o piso e subindo pelas suas pernas, preenchendo todo o seu corpo com uma substância avermelhada.

Pronto. Agora você e a terra são um só elemento. Seu corpo está vitalizado e em equilíbrio, como deve ser.

Lembre-se que são vários os caminhos que podem levar ao equilíbrio, use-os todos, sem moderação.

Uma boa dica é a prática regular de Hatha Yoga.

Fique leve, fique bem.