Eva, Pandora, Lilith

Mulheres desobedientes. As histórias que nos contaram.

Eva, Pandora, Lilith

Exemplos de mulheres “desobedientes” é o que não falta! Elas estão presentes na mitologia e até na Bíblia.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que seja de maneira direta ou subliminar, sempre nos ensinaram que as mulheres que desobedeceram as ordens de figuras masculinas foram punidas. Pior ainda, causaram um enorme mal à humanidade.

Afinal, a obediência feminina já foi uma qualidade muito valorizada pelos homens e pelas famílias que queriam casar bem suas donzelas.

Vamos aos exemplos:

Eva

Literalmente vivia no paraíso. Tinha tudo ao seu alcance, sem esforço algum. Vivia em harmonia com o seu companheiro, morava num jardim maravilhoso, não lhe faltava nada, porque Eva nem sabia que podia desejar algo além do que era oferecido. Era uma vida tranquila, sem cobranças, sem doenças e sem frustrações.

No entanto, havia uma única exigência. Não comer os frutos da árvore proibida.

Olhando assim, de fora, até que parecia ser uma exigência simples de cumprir, não fosse a serpente. Ah, essa criatura sedutora e ardilosa ficou tentando Eva, dizendo que a maçã lhe daria conhecimentos, revelando o verdadeiro mundo.

Eva, coitada, curiosa como toda mulher, deixou-se enfeitiçar pela sagaz serpente e comeu a maçã! Desobedeceu ordens mais do que Superiores e, como resultado… bem, você já deu no que deu.

Pandora

Quem já não ouviu falar da Caixa de Pandora?

Pois este é mais um exemplo que a “desobediência” feminina só causa desgraças.

Na mitologia grega conta-se que Zeus ficou muito bravo com Prometeu que entregou o fogo aos homens.

Prometeu era o protetor da humanidade e achou mais do que justo dar um upgrade nas condições de vida de homens pois com o fogo viria o desenvolvimento. Acontece que Zeus não gostou nada desse presente e resolveu se vingar.

Para criar Pandora dizem que ele contou com a ajuda de vários outros deuses. Primeiramente ele encomendou a Hefesto uma estátua perfeita que representasse uma mulher. A deusa Atena com um sopro lhe deu a vida e Afrodite a dotou de extrema beleza e sedução.

Bem, voltando à vingança de Zeus, com o falso pretexto de fazer as pazes, ele ofereceu a belíssima Pandora ao irmão de Prometeus, Epimeteu, que desobedeceu as ordens do irmão de que nunca deveria aceitar nenhum presente vindo do Olimpo.

Mas Pandora era tão magnífica que Epimeteu não resistiu à sua beleza e casou-se com ela. De presente de casamento Zeus enviou uma caixa que, segundo ele, nunca deveria ser aberta pois continha todas as misérias do mundo. Mas, lá havia também a esperança.

Definitivamente a ordem de nunca abrir a caixa não tinha muita chance de ser cumprida. Pandora perdeu o sono e o sossego por conta da curiosidade até que, finalmente, não resistiu mais e abriu a caixa.

De lá escaparam todas as desgraças que até atormentam a humanidade: guerra, doenças do corpo e da mente, miséria, fome. Mais uma vez uma mulher, graças à sua desobediência, foi a causadora de muitos males.

Lilith

Lilith é uma figura mitológica medieval muito comum entre os judeus.

Dizem que Lilith foi a primeira mulher de Adão, criada por Deus do mesmo barro que Adão e, portanto, igual a ele. Por conta disso, ela jamais aceitou se submeter aos desejos dele, pois tinha a consciência de que havia sido criada em condições de igualdade.

As brigas entre Adão e Lilith se tornaram tão grandes e frequentes que um dia, exasperada, ela tomou o nome de Deus em vão e abandonou o Edém. Ela deve ter dito algo assim: ” Meu Deus, Adão, como você é idiota! Você pensa que eu sou sua escrava? Pra mim, já deu! Tchau!”

Deus fez de tudo para que ela voltasse. Dizem que Ele enviou três anjos para convencer Lilith a voltar para o Edém e se submeter a Adão. Mas, ela foi irredutível. Por conta disso, diz a lenda, ela foi transformada num demônio responsável por disseminar enfermidades e mortes.

Assim, Adão ficou sozinho e muito triste e Deus para consolá-lo criou Eva a partir de sua costela e ela sim aceitou se submeter ao marido mandão.

Dizem que Lilith se transformou na serpente que convenceu Eva a comer o fruto proibido, levando-os a pecar e serem expulsos do paraíso.

Daqui voltamos ao começo. Ao longo dos séculos se difunde a ideia que mulheres são seres fracos, que precisam de controle para não fazer “besteiras”. Aquelas que ousam desobedecer são punidas e responsabilizadas por tragédias.

Infelizmente, muitos homens levam essa teoria a adiante, mesmo nos dias de hoje. E o pior, muitas mulheres ainda se deixam conduzir.

Nós mulheres, dentro de todas as diferenças que temos em relação aos homens, nos igualamos a eles nos direitos e nos deveres. Portanto, não existe essa de fragilidade e dependência. Não acredite em tudo que lhe contam.

Saiba mais sobre Lilith.

Lilith, a primeira mulher.

Pandora

A caixa de Pandora