Mulher, lua, fases

Fases da Lua e mulheres de fases – entenda a relação.

Desde o início dos tempos a Lua foi relacionada ao feminino. As mulheres na antiguidade menstruavam de acordo com os ciclos lunares, a conexão com a natureza era tão grande que as fases da Lua e da mulher eram perfeitamente sincronizadas.

Esta conexão e este sincronismo se perderam com a modernidade. As luzes artificiais puseram um fim nos limites naturais do dia e da noite, afetaram o ritmo natural feminino, criando, portanto, confusão no ritmo biológico e na sensibilidade das mulheres.

Nas civilizações antigas havia a tradição do culto à Lua e, desde menina, as mulher entendia seu corpo e reverenciava a menstruação, que era vista como sagrada e não como se fosse algo sujo e impuro que precisava ser escondido.

As mulheres menstruavam todas juntas durante a Lua Nova, quando se retiravam para as Tendas Vermelhas em busca de introspecção, fortalecimento e maior conexão com a intuição e com o divino.

A mulher moderna não pode mais se recolher durante a sua Lua Vermelha, como faziam as suas ancestrais. Ao contrário, sob os pontos de vista social, cultural e profissional, ela é obrigada a dar conta do recado, exercendo suas várias atividades. Mais do que isso, é preciso mascarar sua dor, esconder suas emoções e sensações, tudo para disfarçar “aqueles dias”.

Todavia, a necessidade de recolhimento é atávica e, neste desequilíbrio entre o que é necessário e o que se é obrigada a fazer, se desenvolvem os efeitos nefastos do período menstrual, tais como: tensão pré-menstrual, dores, angústia, depressão, compulsão por doces, insônia, falta de clareza mental.

Por que é importante entender como a Lua influencia nossas vidas?

Mesmo que não menstruemos mais todas juntas, mesmo que a vida moderna tenha modificado o ritmo natural de nossos corpos, ainda assim é importante para a mulher que deseja se autoconhecer, entender as fases pelas quais passa nos 28 dias entre uma menstruação e outra. O que, aliás, é o mesmo tempo que a Lua demora para dar uma volta completa em torno da Terra.

Nesse sentido, conhecer as fases da Lua, suas características e influências, pode se tornar um valioso instrumento para voltarmos a nos conectar com a nossa essência feminina.

As quatro fases da Lua são equivalentes às quatro estações do ano que, por analogia, representam os estados íntimo da mulher.

A Lua, a estação do ano e o ciclo

Lua Nova, Inverno, Menstruação

É a fase da reflexão, do silêncio e do resguardo. É o momento de se voltar para o seu interior. O corpo está mais sensível e pede por mais descanso e reclusão. Por outro lado, a intuição está mais aguçada e a conexão com o mundo superior mais apurada. Bom momento para a pratica da meditação.

Dentro do que é possível nos dias de hoje, este é o tempo do descanso, para que o corpo se recomponha e surja cheio de vitalidade no próximo ciclo.

Lua Crescente, Primavera, Pré-ovulação

É o período de transição entre a menstruação (escuridão, inverno) e a ovulação (luz, verão). É o melhor período do nosso ciclo para começarmos projetos novos, trabalhar e conquistar os resultados.

Nesta fase, a mente está focada, os pensamentos estão mais claros. Há muita energia vital, portanto, precisamos de menos tempo para o descanso. Estamos mais seguras e há uma maior disposição para a vida social.

Lua Cheia, Verão, Ovulação

Plenitude é a palavra que define este ciclo. É o momento em que estamos mais férteis, por isso é uma fase cheia de energia e vitalidade. Este é o momento de dar vida aos projetos pessoais, profissionais e familiares.

Nesta fase o desejo sexual aumenta Ficamos mais quentes e sensuais.

Lua Minguante, Outono, Pré-Menstruação

A energia começa a cair. Como as árvores fazem no outono é o momento de soltarmos nossas folhas, ou seja, nos livrarmos daquilo que não mais nos beneficia.

É o momento ideal para repensarmos nossos desejos, medos e necessidades. Por conseguinte, é uma fase perfeita para nos curarmos e avançarmos no caminho do conhecimento pessoal. Nota-se neste período uma redução na concentração e na memória e uma vontade de se voltar para o interior.

O que dizer da menopausa?

Os ciclos na menopausa continuam atuante, embora não haja mais menstruação. A influência cíclica continua existindo do ponto de vista hormonal.

Sob o ponto de vista energético, a mulher é ainda mais poderosa quando não sangra mais. Nas culturas antigas as mulheres idosas eram honradas como sábias conselheiras, curandeiras, magas e videntes.

A saber, o corpo feminino é lunar, a Lua rege seios, ovários, útero, menstruação e gestação. As mudanças que ocorrem no corpo são acompanhadas de profundos processos mentais, emocionais e psíquicos.

Em síntese, ao redescobrir a Lua, nos abrimos para qualidade que se encontram adormecidas dentro de nós, evidenciando principalmente a intuição, a criatividade e a inspiração.

Consulte as fases da Lua.

https://www.calendarr.com/brasil/calendario-lunar-2019/

Veja também:

https://lotusrosa.com.br/sagrado-feminino-o-chamado/

https://lotusrosa.com.br/harmonizar-verbo-transitivo-feminino/