Igualdade de Gêneros. Ser Igual, sendo Diferente.

 

Todo  Dia Internacional da Mulher chovem nas redes sociais mensagens de felicitações e quase todas lembrando que temos um longo caminho a percorrer até alcançar a igualdade de gêneros.  A saber, isso acontece no mundo todo.

Mas, o que é ser mulher nos dias de hoje? É difícil responder a esta pergunta, primeiramente porque não somos uma categoria a ser classificada, cada mulher tem seus próprios sonhos, desejos e anseios.  Em segundo lugar, porque depende muito do país em que se vive e de como as mulheres são tratadas. Em muitos deles as mulheres não passam de animais domésticos, vivem na Idade Média, sem direito de se expressar, de ser dona do seu próprio corpo e intelecto.

Mesmo no Brasil, considerado liberal diante de muitas culturas, mulheres são brutalmente espancadas e assassinadas simplesmente por serem mulheres, é o quinto país do mundo onde mais feminicídios são cometidos. E a má notícia é que este número continua crescendo.

É inegável que ao longo do último século, principalmente nos países mais desenvolvidos, muito se evoluiu na questão da igualdade de gêneros. Mas, é inegável também que muito ainda há de se evoluir até que homens e mulheres, diferentes como são, tenham os mesmos direitos e o mesmo valor na sociedade.

Vivemos hoje numa sociedade que valoriza os atributos do masculino: força, agressividade, tensão, competitividade. Equivocadamente muitas mulheres tentam vencer usando estes mesmos atributos, que não lhes são predominantes, e então elas perdem, pois não passam de mulheres competindo em terreno de homens.  

O Poder da Mulher

O poder da mulher está em fazer a diferença e ser forte exatamente naquilo no que ela é diferente dos homens: no acolhimento, na leveza, na percepção, na fluidez, na receptividade.

A maior luta, na minha opinião, não está em querer se equiparar aos homens. Está justamente em fazer com que o que é diverso tenha o mesmo valor.  É ser igual, sendo diferente!

Haverá ganhos de ambas as partes quando homens e mulheres se respeitarem nas suas diferenças e batalharem ombro a ombro por dias melhores.

Veja Também:

https://lotusrosa.com.br/sagrado-feminino-5-maneiras-de-se-conectar/

https://lotusrosa.com.br/o-chamado/