Mulheres maduras e suas deusas.

Segundo Jean Shinoda Bolen, renomada psiquiatra e analista junguiana, as mulheres maduras, ou seja, aquelas que ultrapassaram a casa dos 50 anos, se deparam mais cedo ou mais tarde com novos arquétipos.

Tais novos arquétipos também estão relacionados à deusas. Entretanto, ao contrário da fase que antecede a maturidade, estas novas deusas não pertencem tão somente à mitologia grega. São elas representantes das culturas de vários outros países.

De certa forma, é até natural que novas deusas surjam na vida das mulheres maduras. É na maturidade que novos anseios surgem, depois de ver os filhos criados e com a chegada da aposentadoria.

No entanto, cada mulher desenvolve em seu íntimo a sua própria perspectiva de maturidade. Algumas desejam mais liberdade para finalmente serem o que sempre quiseram ser e não conseguiram porque assumiram outras responsabilidades ao longo da vida. Outras preferem se recolher para se dedicar aos estudos da religião ou do misticismo.

Existem ainda aquelas que eventualmente optam por não levar mais nada tão a sério e passam a cultivar a alegria e o riso solto. Em contrapartida, algumas mulheres maduras se deixam levar pela ira e pela indignação quando finalmente proferem o basta!

É curioso que na última etapa da vida as mulheres possam ser o que realmente desejam. Mais alegres, mais livres, mais indignadas, mais sábias, mais introspectivas.

Conheças as deusas das mulheres maduras.

Métis – Deusa da sabedoria prática e intelectual

Sofia – Deusa da sabedoria mística e espiritual

Hécate – Deusa da sabedoria intuitiva e mediúnica

Héstia – Deusa da sabedoria contemplativa

Sekhmet e Kali-Ma – Deusas da ira transformadora

Uzume – Deusa da alegria e da dança

Nas próximas publicações iremos falar de cada uma delas, com detalhes, para que mulheres maduras possam se reconhecer e, mais do que isso, entender o porquê de de novos pensamentos e desejos.

Seja qual for a fase da vida de uma mulher, conhecer-se é fundamental para alcançar o equilíbrio. O entendimento dos arquétipos que direcionam os pensamento e as atitudes é uma ferramenta e tanto.

Leia também:

https://lotusrosa.com.br/amaterasu-a-deusa-do-sol/

https://lotusrosa.com.br/saber-envelhecer/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *