A respiração controlada pode fazer muito pela sua saúde física e mental. Muito mais do que você imagina.
Atire a primeira pedra aquela que nunca se sentiu como se não fosse dar conta da interminável lista de afazeres, com no mínimo dez prioridades.
E que, além das inúmeras tarefas, sentiu também aquele aperto no peito, como se alguém tivesse pisando com um coturno bem no meio do chakra cardíaco. Quem nunca sentiu?
Levante a mão quem nunca pensou que não fosse conseguir respirar. Que ao puxar o ar pelas narinas, ele não descia, uma respiração curta. Uma sensação angustiante de quase morte.
Da mesma forma, muitas noites de insônia, igualmente angustiantes, com a mente pulando do passado para o futuro incessantemente. Remoendo o que já passou e listando tudo o que precisa ser feito, preocupando e causando medo e insegurança.
Ah, essa mente que não desliga. Ao mesmo tempo viajante e autoritária.
Como resultado, um cansaço anormal seguido de um mau humor insuportável. E você, não quer se sentir assim, mas simplesmente não consegue dar conta de reverter esse estado emocional em que você não se reconhece.
O nome resumido disso tudo é estresse crônico. E se para piorar, no seu trabalho está tudo horrível com serviço demais e prazo de menos, seu chefe é um idiota que põe pressão desnecessária, a próxima fase é o burnout.
E então, minha amiga, antes que você entre num profundo estado depressivo, é melhor dar um pause neste game e refletir sobre as causas que te trouxeram até esta fase.
Antes, porém é necessário dar uma clareada nos pensamentos para conseguir fazer a tão necessária autoanálise. Contudo, trazer luz à mente não é apenas uma questão de querer, isso só é possível quebrando o fluxo do pensamento circular.
Inspirar e expirar para não pirar.
Antes que você conclua que isso é impossível porque a sua mente simplesmente não para, deixa eu te dizer que o segredo não é fazer a sua mente parar e sim se distanciar dos pensamentos, observá-los vir e ir, sem se apegar a eles.
O foco na respiração é o seu grande aliado neste momento. Exercícios respiratórios são muito potentes para ajudar a focar no aqui e no agora e tranquilizar, diminuindo a ansiedade.
Um estudo publicado no Scientific Reports de 09 de janeiro de 2023 sobre o efeito da respiração no estresse e na saúde mental comprovam os benefícios.
A execução é muito simples e só precisa de determinação. De duas a três paradas de cinco minutos ao dia, já faz maravilhas por você.
São muitos os exercícios, mas com certeza o exercício abaixo é bastante completo.
Respiração Quadrada
Como praticar: Inspira contando 4, preenchendo abdômen, costelas e peito. Segura por 4 tempos com os pulmões cheios. Expira contando 4, soltando o ar do peito, das costelas e por último do abdômen, levando o umbigo às costas. Retém por 4 tempos com os pulmões vazios. Recomece o ciclo. Se a contagem estiver muito fácil você pode ir aumentando gradativamente, desde que todas as fases do ciclo tenham o mesmo tempo: 1:1:1:1.
A inspiração e a expiração devem ser pelas narinas, sempre.
Principais Benefícios:
Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade: ao focar na respiração lenta e profunda, você pode ativar a resposta de relaxamento do sistema nervoso parassimpático, o que ajuda a diminuir a produção de hormônios do estresse e reduzir os sintomas de ansiedade;
Melhora a concentração e o foco: como se trata de ter consciência do momento presente, afastando as distrações mentais (a contagem faz isso), a respiração quadrada melhora a capacidade de concentração e foco nas tarefas que está realizando;
Ideal para a regulação emocional: a respiração quadrada pode ajudar a regular as emoções, pois é capaz de ativar a resposta de relaxamento do sistema nervoso.
Melhora o sono: ao reduzir a ativação do sistema nervoso e promover o relaxamento, essa técnica acalma a mente e o corpo antes de dormir, facilitando assim o início do sono;
Ajuda a controlar o estresse emocional: respirar com contagem é uma ferramenta eficaz para lidar com situações de estresse emocional, como raiva, medo ou frustração (em relação à Tati, claro). Ao praticá-la em momentos de tensão, você pode contrariar a resposta de luta ou fuga, promovendo uma sensação de controle e calma.
Conclusão, o bem-estar é uma conquista diária, pequenos gestos farão toda a diferença no seu estado geral. Portanto, esteja atenta ao seu corpo e à sua mente. Não espere adoecer ou ter um surto para se cuidar. O seu corpo é o seu templo e a sua morada, cuide bem dele. Respirar é a chave.
Veja o artigo da Scientific Resports: https://www.nature.com/articles/s41598-022-27247-y
Leia também: https://lotusrosa.com.br/mulheres-cansadas/