Vira e mexe a eterna polêmica de mulheres famosas tendo romances com homens mais jovens volta à tona. Fátima Bernardes, Tatá Werneck, Ivete Sangalo, Ana Maria Braga, Marília Gabriela, Luana Piovani, Susana Vieira e tantas outras, já passaram pelo impiedoso e preconceituoso crivo da opinião pública.
As redes sociais, que mais parecem os tribunais da inquisição, julgam e condenam sem dó e sem direito de defesa. Portanto, fogueira para as atrevidas que ousam desafiar o establishment!
Desigualdade de Gênero
Sob o mesmo ponto de vista, por que homens mais velhos com mulheres mais jovens é considerado normal e o contrário, não? A resposta parece simples: vivemos numa sociedade patriarcal na qual aos homens quase tudo é permitido e relevado. Uma sociedade onde as mulheres ainda são vistas como troféus de uma caçada, infelizmente.
Assim, se um homem é 15, 20, 30 anos mais velho que sua esposa/namorada, a impressão que fica é que, não só ele foi muito competente para conquistá-la, como também seu status social, aqui leia-se conta bancária, deve ser de respeito. Assim, perante a sociedade, ou a mulher é um mero objeto ou é uma grande interesseira.
Por outro lado, quando a mulher madura, bonita e bem-sucedida, resolve ter romances com homens mais jovens, primeiramente se julga a moral desta mulher: Como ela não tem vergonha de namorar um rapaz que tem idade para ser seu filho? Depois, se exalta a esperteza do referido namorado: Se deu bem, arrumou uma coroa para lhe sustentar e dar boa vida.
Por conseguinte, ou a mulher é uma desavergonhada ou é muito burra, a ponto de não perceber que o rapaz só está interessado em se dar bem.
Em suma, de um jeito ou de outro,o julgamento, seguido de condenação, sempre recai sobre a mulher.
Novos Tempos
Ora, já estamos quase na segunda década do século XXI, um século que já está dando pinta de ser fortemente pontuado pela revolução dos costumes.
Ademais, estão a cada dia mais comuns os casamentos gays, as famílias homoparentais, os transgêneros, o terceiro gênero… enfim, muitas mudanças de conceitos e, por que não dizer, de valores.
Por que ainda se dá tanta importância à diferença de idade nos relacionamentos entre mulheres e homens?
Hoje a idade cronológica perde cada vez mais a relevância diante de pessoas ativas e antenada que se recusam a seguir o estereótipo de velhice, no momento em que o movimento ageless é uma realidade que ganha a cada dia mais adeptos.
Já passou da hora de pararmos de perder tempo discutindo, julgando e penalizando quem faz diferente do que consideramos o certo. Pouco importa se o relacionamento é “convencional” ou totalmente fora da caixinha.
Desse modo, o que deve importar realmente é se ambos estão felizes, se há respeito na relação, se há afeto e se um faz bem ao outro. De resto, qualquer comentário maldoso, irônico ou debochado, soa medieval.
Se você também acha que mulheres terem romances com homens mais jovens não tem nada demais, ajude a quebrar esse paradigma. E se você é daquelas que acham uma vergonha, tá na hora de rever os seus conceitos.
Veja Também:
https://lotusrosa.com.br/somos-a-soma-de-nossos-defeitos-e-virtudes/