Setembro Amarelo – vamos falar de depressão?

Setembro Amarelo. O mês de setembro foi destinado a ser um mês onde não apenas se fala como também se toma consciência da depressão e do suicídio.

Lótus Rosa que tem por proposta enfatizar a importância do autoconhecimento na busca da paz e do bem estar, não poderia ignorar esse tema que aflige milhares de pessoas nos dias de hoje.

Todavia, eu não sou uma profissional do ramo e, portanto, não me atrevo a discorrer sobre um assunto tão delicado, complexo e técnico. Por isso, eu gostaria de compartilhar com vocês os áudios desenvolvidos por Jonas Masetti, um professor tradicional de Vedanta, que traz uma abordagem bastante interessante sobre depressão.

De tudo o que eu vi, ouvi e li sobre o assunto nos últimos dias, os áudios do professor jogaram uma luz diferente sobre a depressão, principalmente por indicar três diferentes causas.

Causa 01 – Depressão de Raiz Fisiológica

Antes de mais nada deve-se procurar um médico e averiguar se a causa é fisiológica devido a uma disfunções do organismo. Pode ser, por exemplo, uma deficiência hormonal. Remédios são, neste caso, imprescindíveis. Ouça o áudio:

Causa 02 – Depressão de Raiz Emocional

A depressão pode estar relacionada a uma questão emocional e, num processo de defesa, é provável que o inconsciente paralisa as ações cotidianas e leve a um estado prostração. Tudo para evitar a dor. Ouça o áudio:

Causa 03 – Depressão de Raiz Cognitiva

Basicamente, a pessoa cuja causa da depressão é de raiz cognitiva, não tem uma questão emocional direta para lidar. A pessoa simplesmente não consegue se encaixar nos padrões da sociedade atual e por isso, se isola e se deprime. Ouça o áudio:

Evidentemente o assunto não termina aqui. Quem gostou da abordagem simples e direta do professor pode ouvir seus áudios pelo Spotify ou os receber pelo WhatsApp.

A ideia aqui não é promover ninguém, mas sim abordar um tema que é complexo e que, por muitas vezes, é usado sem nenhum critério para “diagnosticar” alguém próximo a nós.

O mais importante é compreender que depressão não é frescura ou preguiça. Se estivermos mesmo com o intuito de ajudar é preciso, antes de mais nada, entender que frases motivadoras só causam mais angustia em quem não consegue forças nem mesmo para sair da cama. Assim sendo, o melhor a se fazer é orientar o familiar ou amigo a procurar ajuda médica o quanto antes.