Os símbolos da deusa Atena.

Símbolos de Atena.

À primeira vista, um dos símbolos de Atena, a serpente, pode causar incômodo.

Para nós, a serpente não tem uma boa associação. Desde o evento de Eva e a maçã, a serpente simboliza mentiras, perigo e traição.

Freud também não ajudou muito ao associar a cobra à genitália masculina.

Entretanto, para os povos antigos, a serpente era um símbolo de proteção e renascimento. De fato, a associação ao renascimento se deve ao fato das cobras perderem suas peles para depois ressurgirem aparentemente renascidas.

Voltando à Atena, sua grandiosa estatua erguida em seu templo na Grécia, apresenta uma enorme serpente ao seu lado. Certamente, passando a mensagem de força, proteção e esperança.

Juntamente com a serpente, armaduras e armas também são símbolos de Atena. A deusa é frequentemente retratada usando capacete e carregando escudo ou lança.

Por outro lado, em total contraste com os aparatos militares de uma deusa guerreira, Atena é também vista como a deusa do tear e do fuso.

Tal simbologia pode parecer, à primeira vista, contraditória. No entanto, a produção têxtil era importante para a economia de cada lar e, portanto, também para a da cidade como um todo.

Dessa forma, nada mais coerente que a deusa do intelecto e da estratégia ser também a protetora dos artesãos que, com suas mãos faziam a roda da economia girar.

Por último, o mais encantador dos símbolos de Atena é a coruja que aparece nas representações da deusa ou em seu ombro ou voando sobre ela.

A coruja é reconhecidamente o símbolo da sabedoria.

Sugestões para invocar Atena.

Em primeiro lugar, vamos deixar claro que a força guerreira de Atena não está baseada na agressão. Ao contrário, ela representa a força defensiva.

Apesar de que a distinção entre agressão e defesa é, por muitas vezes, difícil de ser feita.

Por exemplo, dizem que as guerras são travadas por questões de defesa, muito embora isso seja discutível. Nenhuma nação admite travar uma guerra com o objetivo de roubar terras ou defesas. Apesar de serem estes os verdadeiros motivos.

Analogamente o mesmo acontece com os indivíduos. Ninguém jamais admite a intenção de ferir o outro.

E para disfarçar as reais intenções mentiras são inventadas todos os dias para justificar atitudes violentas. Quantas vezes já ouvimos pessoas atribuindo à vítima a culpa pela agressão sofrida? Infelizmente, é bastante comum agressões se disfarçarem de defesa.

Definitivamente, essas distorções nos desestabilizam por isso é importante clamar pela força de Atena, que te mantém firme e não deixa que você oscile de uma lado para o outro.

Em suma, a sabedoria de Atena é extremamente importante no aprendizado de como usar corretamente sua força defensiva.

Assim, se o seu desejo é invocar Atena se utilize dos símbolos que a personificam.

Você pode, por exemplo, montar um pequeno altar onde colocará uma estatua de Atena que representará os valores e as fortalezas que ela personifica.

Por ser também a deusa dos artesãos você poderá invocá-la fazendo com suas próprias mãos um manto destinado a ela, que pode ser feito de tricô, de crochê ou um tecido bordado ou pintado à mão.

O importante é não perder o foco das atributos de Atena que você deseja para si enquanto confecciona o manto. Esta seria uma forma de “encantá-lo”.

Os outros símbolos de Atena, tais como a coruja, a serpente ou até mesmo o escudo e a lança servem aos mesmo propósito de lembrá-la das fortalezas da deusa.

Rituais para invocar Atena.

No livro The Goddes Path da escritora Patricia Monaghan você poderá encontrar rituais para se invocar Atena e outras deusas.

Porém, eu particularmente não acredito muito em rituais. Minha crença é mais para utilizar os símbolos para me lembrar dos valores e adjetivos de determinada deusa, entidade ou divindade.

Assim, sempre que eu me deparar com uma estatua de Atena ou qualquer outro de seus símbolos, eu vou relacioná-los à força, à inteligência e ao poder dessa deusa.

De tal forma que eu não esqueça de que eu preciso me posicionar constantemente e com firmeza para me defender das injustiças e das tentativas de me diminuírem como mulher ou como ser humano.

Lembrando que Atena é um dos arquétipos que compõem a psique feminina, invocá-la nada em a ver com bruxaria, paganismo ou relegião.

Ao contrário, lembrar-se de Atena e cultivá-la significa buscar essa força que já está dentro de você.

Saiba mais sobre Atena.

https://lotusrosa.com.br/a-mulher-tipo-atena/