Síndrome do ovário policístico – Aspectos emocionais.

A Síndrome do Ovário Policístico – SOP é um distúrbio hormonal que acomete de 5 a 10% das mulheres em idade fértil.

No entanto, além dos sintomas mais comuns como excesso de pelos nos rosto, acne, ganho de peso e menstruação irregular, uma recente pesquisa mostrou que a SOP também pode ser responsável por transtornos emocionais como depressão e ansiedade.

O que causa a SOP?

Os cistos policísticos são causados por uma taxa mais alta que o normal de testosterona no corpo da mulher, o principal hormônio sexual masculino. Normalmente o ovário produz este tipo de hormônio, entretanto, em doses baixas.

Embora relativamente comum ainda não se sabe a causa da Síndrome do Ovário Policístico.

A comunidade médica acredita que a causa possa ser hereditária, uma vez que mulheres com SOP são, frequentemente, filhas de mulheres também portadoras da síndrome.

Até pouco tempo, quase nada se sabia sobre as causas genéticas que levavam à síndrome.

No entanto, cientistas do Instituto Francês de Saúde e Pesquisa Médica revelaram uma possível razão, ligada a um desequilíbrio dos hormônios antes mesmo do nascimento.

A causa pode estar relacionada a um hormônio relacionado à fertilidade.

O estudo realizado com mulheres gestantes, portadoras de SOP, comprovou que nestas mulheres o hormônio antimülleriano estava acima do normal, em cerca de 30%.

A exposição do feto a esse excesso pode ser a chave para entender o problema já que o aumento do antimülleriano contribui para a produção da testosterona.

Para chegar a essa conclusão os cientistas injetaram o antimülleriano em camundongos prenhas e acompanharam o desenvolvimento das filhotes fêmeas e o resultado foi bastante revelador, todas elas desenvolveram a SOP.

As ratinhas foram então tratadas por um medicamento já existente e todas apresentaram sinais de melhora. Os testes devem ser feitos com mulheres para serem conclusivos.

Por certo, essa é uma boa notícia que pode levar a um tratamento mais objetivo para a cura da Síndrome do Ovário Policístico e seus efeitos, dentre eles a infertilidade feminina.

Efeitos emocionais da SOP

Mas, enquanto a cura não chega, é preciso estar atenta aos efeitos emocionais que a SOP pode desencadear.

Um estudo publicado pela Oxford Academic concluiu que Mulheres com SOP apresentam mais ansiedade, depressão e imagem corporal negativa em comparação com mulheres sem SOP. 

A conclusão semelhante chegou um grupo de pesquisadores da Universidade Cardiff, no Reino Unido.

Cerca de 17.000 mulheres portadoras de SOP tiveram seu histórico de saúde mental analisado. Os transtornos mentais mais frequentemente encontrados foram depressão, ansiedade, transtorno bipolar e transtornos alimentares como bulimia e anorexia.

Embora em ambos os estudos se recomende uma maior investigação, os autores do acreditam que o diagnóstico e tratamento precoce da síndrome pode reduzir o risco do desenvolvimento de transtornos mentais.

Sendo você portadora da síndrome ou conhecendo mulheres do seu relacionamento que sejam portadoras, fique atenta aos sintomas físicos e, principalmente, aos emocionais.

Uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e o tratamento recomendado pelo médico são primordiais, por ora, para garantir uma boa saúde às portadoras da SOP.

Veja também:

https://lotusrosa.com.br/os-estados-emocionais-da-endometriose/