Um tempo para chamar de seu. Este é, sem dúvida, um dos maiores desejos das mulheres nos dias atuais. Também não é para menos, são tantas as atividades e as obrigações impostas e autoimpostas que 24 horas já não são suficientes para se dar conta do recado.
Mulher já nasce com um programinha destinado a colocar as prioridades dos outros na frente das suas. Primeiro se atende as demandas dos filhos, dos pais, dos maridos, dos chefes, dos amigos… e depois, se sobrar tempo, as próprias. É certo que com tantas atribuições este tempo nunca sobra. E então, o cansaço, a frustração e o desânimo tomam conta.
Há um tempo eu fiz uma pesquisa informal, desprovida de base científica é bom avisar, com mulheres de diversas idades e interesses também diversos. Muitas delas se diziam cansadas, deprimidas, sobrecarregadas e até mesmo fragilizadas. O maior desejo destas mulheres era ter tempo, para cuidar de si e descansar.
Reprogramando o chip.
… Em caso de despressurização, máscaras cairão automaticamente. Puxe uma delas, coloque-a sobre o nariz e a boca ajustando o elástico em volta da cabeça e depois auxilie os outros, caso necessário.
Este é um trecho da instrução de voo dado pelas aeromoças antes da decolagem. Ele mostra como é importante estarmos bem emocionalmente e saudáveis fisicamente para podermos cuidar dos outros. Esta instrução deveria ser levada para a vida.
Não é possível cuidar de ninguém se estivermos mal. No entanto, para a maioria das mulheres é muito difícil se colocar em primeiro plano, sem se sentir egoísta ou culpada. Aliás, a nossa culpa é atávica.
Inclua você na sua vida.
Por mais difícil que seja, é importante tentarmos incluir na rotina algumas horas semanais dedicadas a coisas que gostamos de fazer.
Momentos que sentirmos serem somente nossos, sem filhos, marido, namorado… Pode ser aula de Yoga, que a cada término de te dá uma sensação incrível de um auto presente. Podem ser aulas de artesanato ou de idioma, um trabalho voluntário, uma caminhada solitária, aulas de dança ou academia. Ou, simplesmente não fazer NADA.
Enfim, qualquer coisa que você sinta estar fazendo exclusivamente para você e o seu bem-estar. Pense em algo que te dê prazer e se organize para fazer.
Ter um tempo para chamar de seu muitas vezes é só uma questão de foco e organização. Muitas vezes é complicado mesmo. Mas não desista, existem vários livros e matérias na internet sobre organização pessoal, alguns trazem dicas interessantes para você se reorganizar.
É importante se priorizar.
Tente fazer uma projeção de futuro e se imagine daqui 20, 30, 40 anos. Descobrir que passou pela vida e não viveu, com certeza não será uma boa sensação. Haverá um amargo e irreparável sentimento de perda.
Faça um esforço e inclua você na sua vida ainda hoje, e se não der hoje, se planeje para o amanhã. Faça pelo menos uma coisa que goste e que lhe de prazer. Faça por você! Seja feliz agora mesmo!